Você sabe por que é proibido sorrir em fotos de documentos?


Se você é desatento, com certeza já abriu aquele sorrisão na hora de tirar a foto de um documento e foi surpreendido com uma negativa do fotógrafo.

Por mais inofensivo que esse ato possa parecer, sorrir em documentos é algo que, apesar de não haver uma lei que proiba isso, é uma atitude barrada com frequência, assim como as expressões de menosprezo, ironia ou que dificultem o reconhecimento da pessoa.

Em quatro estados norte-americanos há uma proibição formal que impede os motoristas de colocar foto com um sorriso no rosto na carteira de habilitação. Os estados são Arkansas, Indiana, Nevada e Virginia e a regra pretende se estender ao país inteiro.

E sabe por qual motivo?

O Departamento de Veículos Automotores (DMV) como os órgãos brasileiros preferem expressões neutras, que facilitem a identificação do indivíduo. Pela existência de softwares que reconhecem o rosto de uma pessoa para evitar fraudes, o sorriso é um grande problema, já que algumas pessoas podem tirar um documento duplo, que inclusive pode ser aceito por uma expressão facial diferente. Recentemente os órgãos norte-americanos têm investido no aprimoramento de seus softwares, com um sistema inteligente que compara as fotografias para evitar fraudes, inclusive cometidas por uma mesma pessoa.

Conforme o professor de robótica Takeo Kanade, da Carnegie Mellon University, os dispositivos possuem uma grande dificuldade em reconhecer rostos sorrindo. De todos os estados, o estado da Virginia é o mais rigoroso na expressão facial, ao passo que os outros permitem um leve sorriso – leve e bem moderado.

Agora imagine se a situação fosse amplamente permitida: você, parado em algum local pela polícia, teria de sorrir (mesmo com a tensão), para poder comprovar que é a pessoa do documento?

Não daria muito certo, correto?

Fonte:
Mistérios do Mundo - Luciana Calogeras

Obrigada por seu comentário. Aproveite para seguir nosso blog

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem