Aparelhos eletrônicos de marcas famosas, como celulares, tablets e laptops, são falsificados com muita frequência. Às vezes, as imitações são tão bem feitas que é quase impossível saber qual é o original e qual o ’pirata’.
Pegamos essas dicas do Incrível.club que reuniu algumas pistas que você precisa seguir para descobrir se o aparelho é original ou falsificado antes mesmo de efetuar a compra.
Embalagem
© DarGadgetZ
Na maioria das vezes, os falsificadores não dão muita atenção à embalagem. O fabricante original sempre se preocupa com os mínimos detalhes no design e na embalagem de sua mercadoria.
Observe cuidadosamente a embalagem e preste atenção à qualidade da impressão: a fonte usada deve ser legível e uniforme em toda a caixa. Em seu interior, nada deve fazer barulho nem balançar. O fabricante original sempre deixa o produto fixo dentro da embalagem, para que não sofra danos durante o transporte. Até mesmo as costuras e os ângulos do plástico usado para embalar devem ser perfeitos.
Manual de instruções
© puntocellulare © s4galaxy
Material utilizado
© penYakki
As marcas famosas não economizam em material. Suas superfícies de plástico são lisas e brilhantes, sem costuras, fissuras nem imperfeições. Se prestar atenção à falsificação, você perceberá facilmente o plástico barato na cor mate e cheio de imperfeições. O mesmo vale para as partes de borracha.
Tipo de letra
© penYakki
O logotipo é o "rosto" de qualquer marca, por isso as marcas dão a ele uma atenção especial. Nos originais, é sempre impresso ou gravado de forma a dificultar sua adulteração. Mesmo depois de muito tempo de uso, as inscrições e símbolos permanecem visíveis.
As letras devem ser lisas e fáceis de ler. Frequentemente, nas falsificações, os nomes das marcas estão ausentes ou escritas com letradas borradas. Já os símbolos dos manuais costumam ter muitas imprecisões.
Carregador
© penYakki
Diferente das imitações, nos carregadores originais você não encontra costuras de diferentes cores entre o plástico. Lembre-se de que a marca é sempre a responsável pelo funcionamento seguro do dispositivo. Por isso, o original tem pontas metálicas em impecável estado, com isolamento de qualidade.
Cabos e entradas
© penYakki
A qualidade dos cabos é um dos sinais mais gritantes de uma falsificação. Na versão original, o cabo, quando conectado, encaixa perfeitamente em seu dispositivo. Já na falsificação, o carregador pode ficar frouxo ou não ser compatível com a entrada do aparelho.
Preste atenção também à qualidade da borracha usada nos cabos e nos símbolos que eles trazem. O material deve ser flexível, de cor homogênea e os símbolos não podem estar borrados.
Fonte:
Incrivel
Imagens de penYakki